Meus segmentos

Bateria
 
A Bateria da Caprichosos de Pilares, de sua fundação até os anos 60, era compostas por moradores ritmistas do Morro do Urubu, no bairro de Pilares, de Fernão Cardin e do bairro. Além disso, apenas homens faziam parte da bateria, pois na época não se abria espaço para mulheres e crianças na bateria.
A bateria começou a abrir espaço para mulheres de 1970 a 1978, em 70 uma exceção foi aberta para D. Inéia, que era a responsável pela alimentação dos ritmistas e morava dentro das dependências da quadra da escola, que logo em seguida por vontade própria passou a desfilar em alas.
Todos sabem que a Capital do Samba é Madureira e o Palácio do Samba é em Mangueira, mas poucos conhecem a Fábrica de Músicos, assim conhecida a Caprichosos de Pilares. Na escola muitos músicos famosos se "alfabetizaram" em ritmo e os que não raízes do bairro, passaram para fazer "estágio", alguns deles são: Dudu Nobre, Andrezinho da Mocidade, Anderson Leonardo, Xande de Pilares do Revelação, Mestre Paulo Botelho (Atualmente na Beija-Flor), Mestre Mug (Atualmente na Vila Isabel), entre outros. Existem também outras pessoas, pouco conhecidas da mídia, que integram várias bandas famosas da nossa música popular e grupos de pagode. Em 1987 cantora Simone fez sua banda só com ritmistas da Caprichosos para tocar em seus shows.
A partir de 1990 a bateria passou a ser conhecida e respeitada devido ao seu estilo criativo e ousado, sendo apontada pelos críticos como uma das melhores baterias do Carnaval. Em 1997 a Caprichosos desfilou no Grupo de Acesso e conquistou o prêmio de melhor Bateria do Carnaval 97, com o Mestre Paulo Renato, escolhida pelo Jornal da Liga Babadinho do Samba. A Caprichosos também teve várias indicações ao Estandarte de Ouro, promovido pelo Jornal O Globo, também com o Mestre Paulo Renato, ainda não conquistado. Os anos se passaram, aconteceram muitas mudanças e melhorias na bateria, até chegar em 2003. Neste ano a bateria da Caprichosos de Pilares obteve uma das melhores performances do Carnaval 2003, ficando em 4º lugar no ranking de baterias com 39,4 pontos, ficando na frente de baterias como a da Mocidade, Salgueiro, Imperatriz, entre outras, confirmando o bom desempenho dos ritmistas da quarta melhor bateria do Grupo Especial.
Mestres Antigos:
  • Mestre Ricardo: 5 anos no Comando 
  • Mestre Paulo Renato: 9 anos no Comando
  • Mestre Satilio: 1 ano no Comando
  • Mestre Paulo Botelho: 8 anos no Comando
  • Mestre Luizinho: 1 ano no Comando
  • Mestre Alexandre Reis: 3 anos no Comando